Tuesday, January 29, 2013

SESSÃO PÚBLICA REVISÃO PDM EM COLARES

No passado dia 24 de Janeiro, a Junta de Freguesia de Colares promoveu uma Sessão de Esclarecimento em torno da Revisão do PDM. Uma iniciativa que se repetirá no próximo dia 31 de Janeiro na sede da Junta, às 21 horas. O Eleito da CDU (PCP/PEV) na Assembleia de Freguesia, Joaquim Domingues Alves, presente na sessão, proferiu a seguinte intervenção que publicamos na integra:
«A estrutura local da CDU saúda a realização desta iniciativa pública em torno da revisão do PDM, pois considera que este processo deve suscitar uma ampla participação da população do concelho, registando as suas sugestões e preocupações na administração do território.
Consideramos que será uma excelente oportunidade para renovar a confiança das populações face ao descrédito das mesmas num documento em que existe uma efectiva diferença entre o que está “escrito” e a “ realidade”, em prejuízo da maioria e do interesse público. Será igualmente uma oportunidade, nos termos gerais e estratégicos, para se criarem condições ao desenvolvimento económico e á criação de emprego, pois o desemprego e o agravamento das condições de vida em consequência da má direcção política nacional, estão no centro das preocupações dos municípes.
A CDU localmente, na sequência daquela que é a sua acção permanente e do seu trabalho em torno de questões concretas, contribuirá para que se concretize:
- O Parque de Campismo de 4 estrelas na Praia Grande, conforme o disposto no POOC; - A requalificação e a dotação de estruturas públicas de apoio balnear na Praia Grande, bem como uma solução para a circulação automóvel e de estacionamento no meses de verão;
- O Plano de Pormenor da Praia das Maçãs que foi abandonado e que teve os contributos da CDU;
- A preservação e a defesa das áreas florestais e agrícolas, bem como da faixa litoral; - A reabilitação e a revitalização dos centros históricos e dos elementos de património cultural classificados, nas diversas localidades da freguesia.
Consideramos que existem potencialidades em Colares e no Concelho, que se devem repercutir na organização espacial do território e em medidas que contribuam para o seu desenvolvimento e para uma melhoria da qualidade de vida da população.
Aos fregueses de Colares e aos restantes cidadãos do concelho, apelamos a que não esgotem a sua participação na fase auscultação pública, mas que acompanhem também todas as fases deste processo e monitorizem a sua execução, avaliando politicamente e pugnando pela defesa do interesse público e colectivo.»