Tuesday, November 29, 2011

PÓLO EDUCATIVO EM COLARES, SEM ACESSOS: NÃO!



Considerando a possibilidade de abertura do novo Pólo Educativo em Colares durante o corrente ano lectivo, a Coordenadora local da C.D.U. exige que a questão das acessibilidades seja resolvida antes do início de qualquer actividade no referido espaço.

Esta situação tem motivado diversos alertas pelo eleito da CDU, Joaquim Domingues Alves, na Assembleia de Freguesia de Colares, dado o potencial de risco no acesso de alunos e restante comunidade educativa ao espaço da Escola da Sarrazola, onde está instalado o edifício do Pólo. Um risco que aumentará com a concentração de um maior número de alunos a frequentar o local de ensino, estando em causa também a deslocação de crianças com idades compreendidas entre os três e os dez anos o que exige estarem asseguradas as condições mínimas de segurança.

As justificações de atrasos nas negociações com os proprietários de terrenos anexos só demonstram que este projecto começou e foi concluído sem se ponderarem inicialmente as acessibilidades em segurança. Mais um episódio a somar a tantos outros no malfadado percurso histórico desta Escola em Colares.

A abertura das salas de 1º ciclo no referido estabelecimento escolar está prevista para o início do 2º período do corrente ano lectivo, em Janeiro de 2012, e o Jardim-de-infância apenas no início do próximo ano escolar, sem que se vislumbre algum sinal da construção dos acessos necessários.

A CDU ao longo dos últimos anos tem publicado ou expressado em sede institucional as suas preocupações com a segurança na circulação rodoviária e de peões junto à Escola da Sarrazola, e apela aos pais, educadores e à restante população da freguesia de Colares que se mobilize em torno desta questão, exigindo da C.M.S. e dos seus responsáveis uma solução definitiva.

Justifica, igualmente, o protesto da CDU a decisão da C.M.S. de renovar o contrato com a empresa prestadora do serviço de refeições escolares, considerando uma redução de 10% na facturação, reduzindo a qualidade e quantidade do serviço prestado, e o despedimento de 30 funcionários e 100 tarefeiros que desempenhavam funções nessa área. Num contexto de grande dificuldade económica para as famílias esta medida terá um grande impacto, não só no desenvolvimento escolar, mas também a nível social.

A destruição da Escola Pública é resultado da prossecução de 35 anos de políticas preconizadas pelos Governos PS, PSD e CDS, agravado com a concretização do Pacto de Agressão e Submissão assinado por estes partidos com a Troika externa.

Na defesa da Escola Pública, um único caminho é a mobilização e a luta das populações em torno deste direito constitucional fundamental, por um Portugal com futuro.

Friday, November 18, 2011

Friday, November 4, 2011

MAGUSTO POPULAR

EVOCATIVO DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO E DO ANIVERSÁRIO DO CAMARADA GIL

DOMINGO 13 DE NOVEMBRO

16H00

CASA DOS FRANGOS – COLARES

EMENTA: Castanhas, caldo verde, bifanas e bebidas

Participa!

PCP entrega 3500 assinaturas contra a privatização da Linha de Sintra


A Comissão Concelhia do PCP entregou dia 31 de Outubro, no Ministério da Economia, mais de 3500 assinaturas de utentes da Linha de Sintra contra a privatização desta importante infra-estrutura ferroviária. Tendo sido beneficiada, nos últimos anos, com avultadas obras de requalificação, pagas pelas empresas públicas e sendo um dos segmentos de negócio mais rentáveis da CP, a Linha de Sintra é, por isso, alvo da cobiça dos privados. Uma privatização que não só não se justifica como seria prejudicial aos interesses das populações e à coesão económica e social dos concelhos referidos.

Ler Declaração Pública

Thursday, September 29, 2011

Os Trabalhadores têm muitas razóes para estarem no Próximo dia 1 de Outubro às 15 horas no Saldanha em Lisboa

Na Assembleia de Freguesia de Colares, no passado dia 28 de Setembro, o Eleito da CDU (Joaquim Domingues Alves) endossou uma saudação aos trabalhadores portugueses que resistem e que não desistem de um Portugal com futuro, apelando à sua mobilização para a Jornada de Luta convocada pela CGTP/IN no próximo dia 1 de Outubro, às 15 horas no Saldanha em Lisboa.
(Este Documento poderá ser lido na íntegra no final desta notícia).

Nesta Reunião da AF a CDU apresentou uma Moção sobre o "Aumento do Custo de Vida: empobrecimento e injustiça", aprovada por maioria com uma abstenção da Coligação Mais Sintra (PSD/CDS).

Foram, também, colocadas as seguintes questões de âmbito local:

- Bomba de água junto à Sede da União Mucifalense, falta um aviso de “água não controlada” para alerta dos fregueses que se abastecem de água na mesma;

- Ponto de Situação sobre o inicio do ano escolar na Freguesia; do Pólo Educativo e das acessibilidades ao mesmo;

- Ponto de Situação da construção de um Ecocentro na Freguesia; alerta para a localização dos Ecopontos no Mucifal, junto aos Sanitários Públicos, que impedem a normal circulação automóvel (provocando o estrangulamento da via), nomeadamente dos autocarros;

- Questionar se o Executivo tem conhecimento da data para a retoma das podas nos Plátanos na Freguesia, conforme previsto no projecto de intervenção da Estradas de Portugal?

- Sugestão de que no próximo boletim da Junta fosse mencionado de forma sucinta as informações explicativas da entrada em funcionamento do novo serviço de Televisão Digital Terrestre. (A ANACOM tem um serviço de acompanhamento e esclarecimento para as diversas instituições que queiram desenvolver acções informativas com as populações sobre a TDT, evitando fraudes e equívocos desnecessários).



SAUDAÇÃO AOS TRABALHADORES

E

APELO À SUA MOBILIZAÇÃO PARA

A JORNADA DE LUTA DO DIA 1 OUTUBRO

Mais exploração, mais desigualdades, mais injustiças, mais desemprego, mais pobreza, mais recessão económica e menos produção, ou seja, um caminho de desastre económico e social. Eis os resultados da política de direita que o governo PSD/CDS, acompanhados por PS, vem impondo aos trabalhadores, ao povo e ao país.

Uma política e um programa de agressão que visam aumentar a exploração de quem trabalha, pela via dos baixos salários, da supressão de direitos conquistados, da facilitação dos despedimentos e que nem em uma só medida beliscam os interesses e os lucros dos grupos monopolistas, antes os favorecem descaradamente.

O governo e seus apoiantes dizem que os sacrifícios são para todos, mas mentem! Enquanto dirigem as medidas de austeridade para os trabalhadores, os reformados e os jovens, enquanto roubam nos salários e no subsídio de Natal, aumentam brutalmente os preços dos bens e serviços essenciais, pretendem facilitar os despedimentos e cortam nos apoios sociais, os grupos económicos, as grandes fortunas e a banca vêem o seu caminho facilitado para engordar ainda mais os seus lucros e dividendos.

E a cada dia que passa, a acção do governo e a evolução da situação económica, social e política do país acrescentam razões justas para que cresça o protesto popular, saindo à rua e exigindo uma ruptura com a política de direita.

Este programa, esta política e este governo podem e devem ser derrotados, com uma resposta forte, determinada e consequente daqueles a quem o governo tem infernizado a vida – dos trabalhadores e do povo.

Resposta que a CGTP-InterSindical dá ao convocar uma Grande Jornada de Luta para o dia 1 de Outubro, dia em que comemora os seus 41 anos de história e de luta por melhores condições de vida para quem trabalha e por um Portugal mais justo. Grande Jornada de Luta à qual expressamos o nosso apoio e apelo à mobilização geral de todos os que querem um Portugal com futuro.

E neste sentido, a CDU, a partir desta Assembleia, endossa uma forte saudação a todos os trabalhadores, em especial à coragem e à determinação daqueles que não se resignam, que resistem, que aspiram a uma vida digna e que todos os dias lutam por um Portugal mais justo.

Wednesday, September 21, 2011

Thursday, June 23, 2011

FESTA DO AVANTE! 2011



As jornadas de trabalho para a construção da próxima Festa do Avante! começaram no passado dia 18 de Junho. E Colares esteve presente!

Compra já a tua EP!

Mais informações:http://www.festadoavante.pcp.pt/

Saturday, May 28, 2011

Mais uma Acção de Campanha!



Continuam em Colares as acções de campanha no apelo ao voto na CDU (PCP/PEV) para as Eleições Legislativas de 5 de Junho próximo. Nesta manhã de sábado, dia 28 de Maio, foram distribuídos documentos no Penedo e na Várzea de Colares.
Uma acção que se soma às demais realizadas por todo o País, uma forma singular e distintiva de estar na política, onde há uma prática militante por uma mudança efectiva de políticas, no interesse dos Trabalhadores e do Povo Português, uma forma participativa que não se resigna à constante crítica quotidiana e depois serenamente optando pela continuidade das (más) soluções.

A alternativa política que a CDU preconiza apresenta soluções de mudança para Portugal e para que os sacrifícios não sejam sempre para os mesmos. Importa que o Povo Português, nestas eleições, vote no seu interesse e penalize os interesses dos Grandes Grupos Económicos e da Banca, expresso no acordo comum de PS/PSD/CDS firmado com as Entidades Financeiras Externas.

No dia 5 de Junho vota CDU (PCP/PEV)!

Saturday, May 21, 2011

NÃO AO ROUBO DA UE/FMI!!!

Acção de Contacto e Esclarecimento: PRAIA DAS MAÇÃS



Depois do Mucifal e Almoçageme, mais uma iniciativa de contacto e esclarecimento na Praia das Maçãs com as propostas da CDU para a Freguesia e para o País. Uma acção a que se somarão muitas outras até às eleições de 5 de Junho e depois das mesmas, por uma alternativa política patriótica e (realmente) de esquerda.
Agora CDU (PCP/PEV)!!!

Sunday, May 15, 2011

O novo Boletim da CDU-Colares


A nova edição do boletim da CDU-Colares começou a ser distribuída no dia 14 de Maio na localidade de Almoçageme, numa acção de contacto e esclarecimento sobre a actividade do Eleito da CDU na Freguesia e as propostas que a CDU (PCP/PEV) tem para o País: uma alternativa política patriótica e de esquerda.
Estas acções de contacto e esclarecimento tiveram início no passado dia 7 de Maio no Mucifal e irão se estender às diversas localidades e lugares da Freguesia.

Agora CDU!!

Thursday, April 14, 2011

Monday, February 14, 2011

Construção do Pólo Educativo em Colares

Na sequência da mais recentes noticias sobre a construção do Pólo Educativo projectado para a Freguesia de Colares, a Coordenadora local da C.D.U. vem por este meio reiterar as preocupações transmitidas no seguimento da Reunião Extraordinária da Assembleia de Freguesia de 14 de Julho de 2010.

O projecto previsto continua sem apresentar uma solução para o problema nas acessibilidades à Escola da Sarrazola.

Esta situação tem vindo a ser reiteradamente denunciada pelo eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de Colares, dado o potencial de risco no acesso de alunos e restante comunidade educativa à Escola.

A CDU considera que a questão das acessibilidades tem de ser resolvida em simultâneo com a construção do referido Pólo Educativo, para que na deslocação de crianças com idades compreendidas entre os três e os dez anos sejam asseguradas as condições mínimas de segurança.

A CDU considera, também, que o transporte escolar tem que ser devidamente garantido e assegurado pela C.M.S., desde as Localidades de origem e a Escola de destino.

Não podemos ainda deixar de referir que a situação a que se chegou é sintomática da forma como a C.M.S. gere a sua relação com as comunidades locais. Se tivesse sido feita uma ampla e franca discussão sobre a Carta Educativa, aprovada com os votos de PSD, PS e CDS, não estaríamos agora nesta situação porque as decisões teriam sido participadas e não fruto da imposição destas forças politicas.

Tuesday, January 18, 2011

Iniciativa para a Juventude - Campanha Presidenciais 2011















No passado sábado, dia 15 de Janeiro, a Comissão de Freguesia do PCP em Colares organizou uma iniciativa para a Juventude no âmbito da Campanha das Eleições Presidenciais, que contou com as actuações das bandas Projecto Madrugar e Kaotic Myst, à qual compareceram mais de uma centena de pessoas.
Paula Borges, em nome da Concelhia do PCP em Sintra, reforçou o apelo ao voto na mudança necessária: o voto na candidatura de Francisco Lopes!








Tuesday, January 11, 2011

Concerto Presidenciais 2011 em Colares


Iniciativa para a Juventude, no âmbito da campanha das Eleições Presidenciais, com os concertos de duas bandas de Colares : Projecto Madrugar e Kaotic Myst.
Dia 15 de Janeiro (sábado), 17 horas, Casa dos Frangos em Colares.

Esta iniciativa contará com a presença da Deputada do PCP, Rita Rato.

Aparece!

Sunday, January 9, 2011

Almoço Apoiantes Candidatura de Francisco Lopes




































Uma centena de pessoas compareceram no almoço de Apoiantes da Candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República em Colares, num momento de grande entusiasmo e combatividade pela necessária mudança política, por uma alternativa patriótica e verdadeiramente de esquerda.
Uma excelente pré-campanha e uma confiança que cresce dia a dia.

Saber mais em: http://www.franciscolopes.pt/