Monday, February 14, 2011

Construção do Pólo Educativo em Colares

Na sequência da mais recentes noticias sobre a construção do Pólo Educativo projectado para a Freguesia de Colares, a Coordenadora local da C.D.U. vem por este meio reiterar as preocupações transmitidas no seguimento da Reunião Extraordinária da Assembleia de Freguesia de 14 de Julho de 2010.

O projecto previsto continua sem apresentar uma solução para o problema nas acessibilidades à Escola da Sarrazola.

Esta situação tem vindo a ser reiteradamente denunciada pelo eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de Colares, dado o potencial de risco no acesso de alunos e restante comunidade educativa à Escola.

A CDU considera que a questão das acessibilidades tem de ser resolvida em simultâneo com a construção do referido Pólo Educativo, para que na deslocação de crianças com idades compreendidas entre os três e os dez anos sejam asseguradas as condições mínimas de segurança.

A CDU considera, também, que o transporte escolar tem que ser devidamente garantido e assegurado pela C.M.S., desde as Localidades de origem e a Escola de destino.

Não podemos ainda deixar de referir que a situação a que se chegou é sintomática da forma como a C.M.S. gere a sua relação com as comunidades locais. Se tivesse sido feita uma ampla e franca discussão sobre a Carta Educativa, aprovada com os votos de PSD, PS e CDS, não estaríamos agora nesta situação porque as decisões teriam sido participadas e não fruto da imposição destas forças politicas.