Tuesday, August 7, 2007

Finalmente! Escola EB2/3 da Sarrazola em construção.

Após duas décadas de instalações provisórias encontram-se em construção as novas instalações da EB 2/3 de Colares.
Perante o iniciar das obras a CDU não pode deixar de se congratular por finalmente se passar das palavras aos actos e ser hoje uma realidade a construção de um equipamento adequado às necessidades dos jovens que a frequentam.
Importa, também, referir que a “segurança” dos alunos nos acessos pedonais à escola não seja esquecida e que sejam implantadas as estruturas necessárias, dada a proximidade de uma estrada.
Neste momento de regozijo não é de demais lembrar que tem vindo a CDU ao longo dos anos a exigir aos sucessivos governos a substituição dos pavilhões pré-fabricados por um equipamento de raiz que servisse a população estudantil da freguesia.
Infelizmente nem tudo corre bem ao nível da Educação na Freguesia de Colares. Quando por um lado se constrói um nova Escola (Sarrazola), por outro paira o fantasma do encerramento da EB1 de Colares, vulgo Escola Primária.
Assim não podemos deixar de manifestar o nosso total desagrado pela aprovação, pelo PSD/CDS e viabilizado pelo PS com a sua abstenção, da Carta Educativa do Concelho que prevê o encerramento da Escola de Colares precisamente quando esta tem visto aumentar paulatinamente o numero de alunos inscritos. Segundo os números que podemos recolher estão inscritos para o próximo ano lectivo cerca de 40 alunos nesta escola quando, há apenas 2 anos, eram cerca de 10 alunos.
Só quem não conhece o concelho de Sintra, a sua dinâmica, mas também as dificuldades económicas provocadas por este governo, é que pode ter aprovado esta Carta Educativa. Infelizmente para a freguesia o seu presidente esteve entre aqueles que aprovaram este documento claramente lesivo dos interesses das populações.
Daquilo que a freguesia necessita é da melhoria das condições das escolas e não do seu encerramento, aquilo que Colares necessita e que escola do 1º ciclo necessita, é um refeitório que sirva as crianças e não do seu encerramento.
A este nível importa recordar o trabalho que tem sido efectuado pela EDUCA, E.M., através de um elemento da CDU, que em 5 anos possibilitou todas as escolas da freguesia, com excepção de Colares, possuam hoje um refeitório, elemento fundamental para o crescimento da população escolar da rede pública e das condições de ensino.