Tuesday, August 7, 2007

Central de Biomassa em Sintra

Está projectado para zona industrial da Abrunheira ou em terrenos adjacentes (próximos da fábrica da Samsung em Mem Martins), a construção de uma central de biomassa, capaz de produzir energia térmica e eléctrica, através de um processo de “queima” de resíduos florestais, que solucionará, entre outros, o problema das lamas provenientes das ETAR’s, e o da acumulação de resíduos florestais na Serra de Sintra.
Apesar das vantagens deste equipamento, nomeadamente, na redução da dependência da energia eléctrica e petrolífera e da criação de postos de trabalho directos e indirectos, a CDU defende a realização de um estudo de impacto ambiental, bem como, a consulta e a promoção dos esclarecimentos necessários à população local.
Colares irá “fornecer” a Central com resíduos combustíveis, o que poderá aumentar a circulação de veículos pesados e agravar as condições de mobilidade na Freguesia. Num cenário, ainda de indefinição das rotas de circulação, será que o Executivo da Junta de Colares está suficientemente informado afim de acautelar os interesses dos Colarenses? E que zonas da serra irão ser alvo de intervenções de corte de vegetação?