Tuesday, August 7, 2007

Boletim CDU Colares


Já está a ser distribuida a 4ª edição do Boletim CDU(PCP/PEV) em Colares.


Leia aqui o destaque feito no site da DORL: http://www.dorl.pcp.pt/

Finalmente! Escola EB2/3 da Sarrazola em construção.

Após duas décadas de instalações provisórias encontram-se em construção as novas instalações da EB 2/3 de Colares.
Perante o iniciar das obras a CDU não pode deixar de se congratular por finalmente se passar das palavras aos actos e ser hoje uma realidade a construção de um equipamento adequado às necessidades dos jovens que a frequentam.
Importa, também, referir que a “segurança” dos alunos nos acessos pedonais à escola não seja esquecida e que sejam implantadas as estruturas necessárias, dada a proximidade de uma estrada.
Neste momento de regozijo não é de demais lembrar que tem vindo a CDU ao longo dos anos a exigir aos sucessivos governos a substituição dos pavilhões pré-fabricados por um equipamento de raiz que servisse a população estudantil da freguesia.
Infelizmente nem tudo corre bem ao nível da Educação na Freguesia de Colares. Quando por um lado se constrói um nova Escola (Sarrazola), por outro paira o fantasma do encerramento da EB1 de Colares, vulgo Escola Primária.
Assim não podemos deixar de manifestar o nosso total desagrado pela aprovação, pelo PSD/CDS e viabilizado pelo PS com a sua abstenção, da Carta Educativa do Concelho que prevê o encerramento da Escola de Colares precisamente quando esta tem visto aumentar paulatinamente o numero de alunos inscritos. Segundo os números que podemos recolher estão inscritos para o próximo ano lectivo cerca de 40 alunos nesta escola quando, há apenas 2 anos, eram cerca de 10 alunos.
Só quem não conhece o concelho de Sintra, a sua dinâmica, mas também as dificuldades económicas provocadas por este governo, é que pode ter aprovado esta Carta Educativa. Infelizmente para a freguesia o seu presidente esteve entre aqueles que aprovaram este documento claramente lesivo dos interesses das populações.
Daquilo que a freguesia necessita é da melhoria das condições das escolas e não do seu encerramento, aquilo que Colares necessita e que escola do 1º ciclo necessita, é um refeitório que sirva as crianças e não do seu encerramento.
A este nível importa recordar o trabalho que tem sido efectuado pela EDUCA, E.M., através de um elemento da CDU, que em 5 anos possibilitou todas as escolas da freguesia, com excepção de Colares, possuam hoje um refeitório, elemento fundamental para o crescimento da população escolar da rede pública e das condições de ensino.

Central de Biomassa em Sintra

Está projectado para zona industrial da Abrunheira ou em terrenos adjacentes (próximos da fábrica da Samsung em Mem Martins), a construção de uma central de biomassa, capaz de produzir energia térmica e eléctrica, através de um processo de “queima” de resíduos florestais, que solucionará, entre outros, o problema das lamas provenientes das ETAR’s, e o da acumulação de resíduos florestais na Serra de Sintra.
Apesar das vantagens deste equipamento, nomeadamente, na redução da dependência da energia eléctrica e petrolífera e da criação de postos de trabalho directos e indirectos, a CDU defende a realização de um estudo de impacto ambiental, bem como, a consulta e a promoção dos esclarecimentos necessários à população local.
Colares irá “fornecer” a Central com resíduos combustíveis, o que poderá aumentar a circulação de veículos pesados e agravar as condições de mobilidade na Freguesia. Num cenário, ainda de indefinição das rotas de circulação, será que o Executivo da Junta de Colares está suficientemente informado afim de acautelar os interesses dos Colarenses? E que zonas da serra irão ser alvo de intervenções de corte de vegetação?

Assembleia de Freguesia adiada!

Informa-se que a Assembleia de Freguesia, marcada para o passado dia 22 de Junho, não se realizou por falta de “quórum”. A ausência de eleitos das forças políticas mais votadas na Freguesia, Coligação “Mais Sintra” e P.S., levou ao adiamento da Assembleia para o dia 6 de Julho, desperdiçando, assim, tempo e recursos necessários para a discussão e resolução dos problemas da população. E há vários … na Freguesia!

CDU alerta:

1- Para o problema do estacionamento desordenado, que cria bastante incómodo aos residentes nas imediações da Igreja Matriz de Colares, quando se realizam casamentos e baptizados, na mesma. Um grupo de residentes já manifestou a sua indignação na Assembleia de Freguesia, reclamando uma solução para o trânsito na zona, que respeite o seu cariz histórico e patrimonial.
2- Actualmente, só existe na Freguesia de Colares uma “Bomba de Gasolina” (a funcionar), que fica perto das instalações dos Bombeiros Voluntários de Colares. A época de veraneio e a maior afluência às praias, faz aumentar a circulação de veículos, que na procura de abastecerem, no único local possível na freguesia, engrossam a fila de espera no referido estabelecimento, ultrapassando a área de estacionamento, com prejuízo para a circulação automóvel na estrada principal.

(Ainda!) sem solução:

1 - O Abrigo para os Utentes no Centro de Saúde de Colares.
2 - A “regularização” dos Parques de Estacionamento junto às Praias.
3 - A colocação de Pontos de Afixação e Divulgação institucional (placares) nas várias localidades da Freguesia.
4 – O acesso vedado no Casal do Dedo, em Colares.
5 – O “Ecoponto” para Eugaria.

A CDU reforça a importância da presença do público nas Assembleias de Freguesia para pugnar pela solução destes problemas e de outros, que queiram ver solucionados.
A próxima Assembleia de Freguesia realizar-se-á no próximo mês de Setembro, como habitualmente, na Sede da Junta.

ALMOÇAGEME – 10 DE JUNHO

Organizado pela Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme realizou-se, no dia 10 de Junho, um Concerto comemorativo do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Esta iniciativa dividida em três partes, contou com a participação, da Orquestra de Jovens de Sopro do Conservatório Nacional, dos Jovens Solistas do C.N. e da Orquestra do C.N., num reportório variado do agrado do público presente.
No Programa distribuído expressa-se, uma breve história da Escola de Música do Conservatório de Lisboa, onde se destaca, a pessoa e o papel “reformista” de Vianna da Mota, ilustre personalidade que residiu em Colares.