Saturday, January 25, 2014

PROPOSTA CDU PARA A PRAIA GRANDE

 
 
 
Proposta do Vereador Pedro Ventura, hoje apresentada em reunião de Câmara, para a Circulação, Estacionamento e Transportes para a Praia Grande.

A presente proposta tem como objectivo prioritário a Requalificação da Avenida Alfredo Coelho, ...de forma a potencializar esta área turística de referência no concelho de Sintra. Assenta no pressuposto de que é necessário viabilizar um programa de circulação automóvel que seja fluído; de que é necessário revitalizar o espaço público de circulação para o peão, com dotação de estruturas públicas de apoio balnear e de áreas de lazer; de que é necessário criar condições para o desenvolvimento das actividades económicas existentes e de outras que se possam vir a instalar.
Durante a Época Balnear, são conhecidos e negativamente destacados os problemas de estacionamento, da circulação automóvel e da falta de estruturas balneares públicas na Praia Grande.
Para que se possa requalificar esta parte do território, com a intenção de melhorar a sua qualidade paisagística e de veraneio, é desejável que seja retirado grande parte do estacionamento automóvel (I FASE) e que se altere a forma de circulação viária, com a abertura de uma estrada a Sul da Praia (II FASE). Uma intervenção que reserve a frente de praia para o usufruto do peão e que dote o local de áreas de lazer e de estruturas públicas que respondam às exigências de um reconhecimento nacional e internacional das qualidades naturais deste local. Um investimento potenciador da actividade turística e desportiva (III FASE). E para tal, propõem-se as seguintes 3 fases de intervenção:

I FASE (Estacionamento a montante)

1. Estacionamento alternativo em terreno junto ao cruzamento da Av. Maestro Frederico de Freitas com a Estrada do Rodízio, no sentido de Almoçageme;
2. Dotação de Balneários públicos e apoios à prática de desporto náuticos na Av. Alfredo Coelho.

II FASE (Circulação automóvel na Época Balnear)

I. Abertura de uma estrada: proposta de abertura de uma estrada, junto à rotunda do restaurante da Galé, que permita a circulação automóvel pela Rua da Lagoa de Baixo, passando pela Rua da Lagoa, até ao Cruzamento com a Estrada do Rodízio. Actualmente existe uma vereda e um caminho cimentado, já com saneamento efectuado, que dá acesso à Rua da Lagoa de Baixo. Esta nova rua iria permitir a circulação mais eficiente em toda a zona da Praia Grande, evitando os congestionamentos bem conhecidos que acontecem no Verão. Esta nova rua deveria só ser utilizada por viaturas ligeiras, excluindo pesados e de transporte de passageiros, dada a inclinação do sítio e a necessidade de se aproveitar todo o espaço sobrante para passeios.


II. Circulação: propõe-se a circulação automóvel apenas no sentido Norte-Sul, a partir da rotunda para os autocarros até à Rua da Lagoa. Considerando o acesso para moradores, nos dois sentidos, na Rua da Lagoa. Esta circulação parte do princípio que haverá a abertura da estrada descrita no ponto 1.

III. Transportes: Durante a época balnear e apenas durante o dia, poder-se-iam considerar meios de transporte especial para ligar a zona de estacionamento à praia.

III FASE (Requalificação da Av. Alfredo Coelho)

Retirando estacionamento e com apenas um sentido de circulação automóvel, haveria libertação de espaço para requalificar a Av. Alfredo Coelho e revitalizá-la para o peão, criando zonas de fruição e lazer.