Wednesday, January 15, 2014

PRESIDÊNCIA ABERTA EM COLARES



A “Presidência Aberta” que se realizou em Colares no passado dia 10 de Janeiro passou por diversos locais, onde foi possível tomar contacto com algumas questões e problemas concretos da freguesia. Problemas e situações concretas que têm motivado permanentes intervenções institucionais e iniciativas públicas da CDU, algumas delas foram referidas na última Assembleia de Freguesia realizada em Dezembro.

Intervenção da CDU:

Na última reunião da Assembleia de Freguesia de Colares, realizada no dia 12 de Dezembro, o eleito da CDU, José Alberto Dinis, questionou o executivo sobre os seguintes assuntos:

- O Ponto de Situação da venda do Espaço da Ex-Colónia de Férias da CP e do Parque Campismo da Praia Grande;

- Se a Junta de Colares recebeu o convite da ANAFRE para participar no seu Congresso a realizar em Fevereiro;

- E se, ao abrigo do novo regime de delegação de competências nas Juntas de Freguesia, o executivo pondera a colocação dos pavimentos adequados nos Parques Infantis da Freguesia.

A CDU propôs também a instalação de um Espaço de Apoio ao Auto-caravanismo junto à Escola encerrada da Azóia e a realização de uma Mostra Gastronómica na Freguesia, envolvendo a comunidade, associações, colectividades e agentes económicos locais e outros do concelho.

A CDU informou igualmente da intervenção do Vereador Pedro Ventura (CDU) em sede de Reunião de Câmara onde questionou o Sr. Presidente da CMS, na sua qualidade acrescida de presidir também à Organização das Cidades Património Mundial, sobre a Construção da Torre de Vigilância Costeira junto ao Farol do Cabo da Roca e da ausência da resposta à denúncia efectuada ao Sr. Embaixador de Portugal na Unesco.

José Alberto Dinis, na mesma reunião da AF, votou favoravelmente uma Moção do SCMA que se referia à diminuição das transferências de verbas da administração Central para os municípios e o ataque ao Poder Local em curso, e em declaração de voto oral aludiu a uma moção anterior da CDU onde se denunciava os efeitos nefandos das propostas inscritas no Orçamento de Estado de 2014 e se exigia uma outra política. A moção do SCMA foi aprovada por maioria, com 3 votos contra do PS.

Na discussão do Orçamento e nas Opções do Plano para a freguesia, a CDU questionou sobre o projecto para a requalificação da Praça e do Mercado de Almoçageme e sobre o projecto da ciclovia previsto, referindo igualmente o seu apoio à instalação de um ECOCENTRO, como consta no Programa Eleitoral da CDU e no reiterar da sua exigência na melhoria dos acessos ao Polo Educativo da Escola da Sarrazola. Após a discussão e análise dos documentos propostos, o Orçamento foi aprovado por maioria com a abstenção do PS e da CDU.