Thursday, May 9, 2013

CDU VISITA ADEGA REGIONAL DE COLARES



A CDU realizou uma visita à Adega Regional de Colares, tendo sido recebida pela sua direcção. Participaram na visita Pedro Ventura, António Filipe e José Dinis.
A Adega Regional de Colares foi fundada em 1931 e actualmente reúne mais de 50%... da produção da região e mais de 90% dos produtores. A área social da Adega compreende três Freguesias: Colares, S. João das Lampas e S. Martinho. Esta Cooperativa, a mais antiga do país, exerce há anos uma função social de grande importância na actividade agrícola da Região de Sintra. Desde cedo dedicou-se à produção e à protecção de vinhos DOP Colares, Regional Lisboa e Mesa.
Colares é Denominação de Origem Controlada desde 1908, a região Demarcada mais ocidental da Europa Continental e a mais pequena região produtora de vinhos tranquilos do país. Muito recentemente, numa prova efectuada em Londres, em Abril, o vinho branco "Arenae - Malvasia 2010-DOP Colares" da Adega Regional de Colares, foi um dos escolhidos - fazendo agora parte da selecção Olly Smith's 50 Great Portuguese Wines.
 A CDU constatou a necessidade de se avançar com um plano com vista ao aumento da produção, sendo necessária a intervenção da Câmara Municipal para criar condições para se efectuar um plano de emparcelamento de áreas agrícolas, de forma a potencializar as áreas não produzidas actualmente. Para além disso, constatamos a necessidade de um maior empenho da Câmara Municipal de Sintra na difusão da marca “Vinho de Colares”, numa postura mais agressiva no segmento turísticos. Estas e outras constatações serão introduzidas no programa eleitoral da CDU para as próximas eleições autárquicas.