Wednesday, February 18, 2009

Plenário de Activistas CDU Sintra


Realizou-se no passado sábado, dia 14 de Fevereiro de 2009, pelas 15.00 horas, um plenário concelhio de activistas da CDU, na Escola Secundária Ferreira Dias (Agualva). Este plenário contou com a participação de cerca de 100 activistas da CDU.

Com dezoito intervenções realizadas, sobre os mais variados temas e assuntos, locais e nacionais, traçaram-se quatro eixos prioritários de intervenção para 2009: 1) Desemprego, Salários e Precariedade, 2) Saúde, 3) Transportes e Mobilidade e 4) Ordenamento do Território e Ambiente.
O plenário salientou a generalizada ausência de qualidade urbana e de ordenamento do território, a enorme carência em equipamentos públicos de responsabilidade local e nacional, desde as questões da Saúde à Educação, passando pelo ambiente e acessibilidades, a incapacidade para tirar partido das enormes potencialidades económicas, sociais e ambientais de que Sintra dispõe, em resultado das opções e do projecto autárquico do PS e PSD-CDS que à 33 anos dirigem o concelho, em claro prejuízo da maioria da população do concelho.
No âmbito do mesmo debate, foi salientado que o projecto autárquico da CDU continua a afirmar-se, em particular pelos resultados que tem conseguido ao nível dos SMAS (defesa da água pública e serviços de qualidade ao nível da distribuição de água e saneamento), da EDUCA (responsabilidade dos refeitórios) e da HPEM (melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores). A CDU representa assim, pelas provas dadas, uma verdadeira alternativa de gestão autárquica aos 33 anos de gestão PS-PSD/CDS em Sintra.