Tuesday, February 3, 2009

PCP lança campanha contra o desemprego em Sintra


O Partido Comunista Português iniciou hoje, no concelho de Sintra, uma iniciativa designada de “Semana de Luta contra o Desemprego”, no âmbito da campanha nacional “Sim, é possível! Uma vida melhor”. O arranque desta campanha deu-se frente ao Centro de Emprego de Sintra, local onde cada vez mais de concentram desempregados na busca de uma nova oportunidade para reiniciar a sua vida activa.
O desemprego no concelho de Sintra atinge mais de 20.000 trabalhadores e a cada mês que passa vai-se tornando num flagelo social com graves consequências para muitos agregados familiares. Convêm aqui recordar que apenas 46% dos desempregados tem acesso ao subsídio de desemprego.
O PCP, lutando contra o desemprego e contra esta política desumana de direita, manifesta a sua solidariedade com aquelas que sofrem na pela as consequências desta politica e apela a todos os trabalhadores para que se mobilizem e lutem em defesa dos seus postos de trabalho.
Exigimos também a revogação do código de trabalho, visto que ele é o responsável pelo aumento da Precarização do trabalho em Portugal.
Durante a acção realizada foi distribuído um postal contra o desemprego, que depois de devidamente assinado, será enviado ao Primeiro-ministro José Sócrates. Este postal teve uma grande aceitação por parte dos trabalhadores, reconhecendo nele a justeza das posições do PCP. Das reivindicações contidas no postal reclama-se do Governo PS uma política económica e social que:

- Contribua para a recuperação e o fortalecimento do aparelho produtivo e a defesa da produção nacional;

- Impulsione o emprego e melhore os salários, e as pensões sociais e reformas;

- Alargue o subsídio de desemprego a todos os desempregados;

- Crie novas delegações do IEFP nas cidades Agualva-Cacém e Queluz.

As próximas acções de denúncia desta politica e de recolha de postais serão realizadas conforme a seguir se apresenta:

3 Fevereiro - 17,00h - Estação de Rio de Mouro

4 Fevereiro - 16,00h - Largo de Montelavar

5 Fevereiro - 17,00h - Estação de Mem Martins

6 Fevereiro - 17,00h - Estação de Agualva - Cacém

7 Fevereiro - 11,00h - 4 Caminhos em Queluz