Friday, February 20, 2009

Eurodeputado Pedro Guerreiro, questiona Comissão Europeia sobre crise no sector das pedras ornamentais em Sintra


Na sequência de uma visita a Pêro Pinheiro, Concelho de Sintra (Portugal), onde se realizaram encontros com a delegação do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Mármores e Madeiras do Distrito de Lisboa e diversas empresas, foi colocada a grave situação da indústria de rochas ornamentais, que desde há anos se debate com crescentes dificuldades - decorrentes da guerra no Médio Oriente, da valorização do Euro, das crescentes importações para a UE e concorrência no mercado internacional - e que agora se confronta com uma situação critica, devida à quebra acentuada da procura, relacionada com o abrandamento no sector da construção.

Nos últimos dez anos encerrou um número significativo de empresas na região. A degradação da situação económica do sector é acompanhada pela precariezação dos vínculos laborais, pela tentativa de colocação em causa da contratação colectiva e pelo aumento do desemprego dos trabalhadores do sector.

Tendo em conta a importância deste sector industrial tradicional para a actividade económica e o emprego nesta região:

- Que iniciativas pretende promover para o reforço da fileira do sector, nomeadamente, no apoio à modernização das empresas, à introdução de novas tecnologias, à formação, à recuperação ambiental e limpeza das pedreiras, à certificação, à criação de novos dos produtos, assim como à promoção da oferta existente tanto ao nível interno, da União Europeia, como nos mercados externos?

- Tenciona tomar alguma iniciativa quanto à indicação de origem das rochas ornamentais importadas para a UE?

Wednesday, February 18, 2009

Plenário de Activistas CDU Sintra


Realizou-se no passado sábado, dia 14 de Fevereiro de 2009, pelas 15.00 horas, um plenário concelhio de activistas da CDU, na Escola Secundária Ferreira Dias (Agualva). Este plenário contou com a participação de cerca de 100 activistas da CDU.

Com dezoito intervenções realizadas, sobre os mais variados temas e assuntos, locais e nacionais, traçaram-se quatro eixos prioritários de intervenção para 2009: 1) Desemprego, Salários e Precariedade, 2) Saúde, 3) Transportes e Mobilidade e 4) Ordenamento do Território e Ambiente.
O plenário salientou a generalizada ausência de qualidade urbana e de ordenamento do território, a enorme carência em equipamentos públicos de responsabilidade local e nacional, desde as questões da Saúde à Educação, passando pelo ambiente e acessibilidades, a incapacidade para tirar partido das enormes potencialidades económicas, sociais e ambientais de que Sintra dispõe, em resultado das opções e do projecto autárquico do PS e PSD-CDS que à 33 anos dirigem o concelho, em claro prejuízo da maioria da população do concelho.
No âmbito do mesmo debate, foi salientado que o projecto autárquico da CDU continua a afirmar-se, em particular pelos resultados que tem conseguido ao nível dos SMAS (defesa da água pública e serviços de qualidade ao nível da distribuição de água e saneamento), da EDUCA (responsabilidade dos refeitórios) e da HPEM (melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores). A CDU representa assim, pelas provas dadas, uma verdadeira alternativa de gestão autárquica aos 33 anos de gestão PS-PSD/CDS em Sintra.

Friday, February 6, 2009

Encontro com a população na Ulgueira




No passado dia 8 de Fevereiro, o Vereador Baptista Alves, encontrou-se com a população da Ulgueira para explicar as razões do atraso na conclusão das obras de saneamento básico na localidade. Nesse contacto ouviu as preocupações dos habitantes e os seus relatos dos incómodos das referidas obras.

Baptista Alves, explicou que a solução para a conclusão dos trabalhos em curso passa por uma contratação de um novo empreiteiro. Processo que se encontra em curso, respeitando as formalidades necessárias, e que estará concluído em breve.

Tuesday, February 3, 2009

PCP lança campanha contra o desemprego em Sintra


O Partido Comunista Português iniciou hoje, no concelho de Sintra, uma iniciativa designada de “Semana de Luta contra o Desemprego”, no âmbito da campanha nacional “Sim, é possível! Uma vida melhor”. O arranque desta campanha deu-se frente ao Centro de Emprego de Sintra, local onde cada vez mais de concentram desempregados na busca de uma nova oportunidade para reiniciar a sua vida activa.
O desemprego no concelho de Sintra atinge mais de 20.000 trabalhadores e a cada mês que passa vai-se tornando num flagelo social com graves consequências para muitos agregados familiares. Convêm aqui recordar que apenas 46% dos desempregados tem acesso ao subsídio de desemprego.
O PCP, lutando contra o desemprego e contra esta política desumana de direita, manifesta a sua solidariedade com aquelas que sofrem na pela as consequências desta politica e apela a todos os trabalhadores para que se mobilizem e lutem em defesa dos seus postos de trabalho.
Exigimos também a revogação do código de trabalho, visto que ele é o responsável pelo aumento da Precarização do trabalho em Portugal.
Durante a acção realizada foi distribuído um postal contra o desemprego, que depois de devidamente assinado, será enviado ao Primeiro-ministro José Sócrates. Este postal teve uma grande aceitação por parte dos trabalhadores, reconhecendo nele a justeza das posições do PCP. Das reivindicações contidas no postal reclama-se do Governo PS uma política económica e social que:

- Contribua para a recuperação e o fortalecimento do aparelho produtivo e a defesa da produção nacional;

- Impulsione o emprego e melhore os salários, e as pensões sociais e reformas;

- Alargue o subsídio de desemprego a todos os desempregados;

- Crie novas delegações do IEFP nas cidades Agualva-Cacém e Queluz.

As próximas acções de denúncia desta politica e de recolha de postais serão realizadas conforme a seguir se apresenta:

3 Fevereiro - 17,00h - Estação de Rio de Mouro

4 Fevereiro - 16,00h - Largo de Montelavar

5 Fevereiro - 17,00h - Estação de Mem Martins

6 Fevereiro - 17,00h - Estação de Agualva - Cacém

7 Fevereiro - 11,00h - 4 Caminhos em Queluz

Já saiu o Boletim CDU-Colares de Fevereiro-Março 2009


Destaques:


- A CDU-COLARES: entrega sugestões no âmbito da Discussão Pública dos Termos de Referência do Plano de Pormenor da Praia Grande e da Praia das Maçãs;

- Moções CDU;

- Saúde em Sintra preocupa deputados do PCP.