Wednesday, October 31, 2007

1º Aniversário - Boletim CDU-Colares



Nesta edição comemoramos o primeiro aniversário do Boletim da CDU – Colares. Fruto de uma grande militância, quer na intervenção política escrita, quer na distribuição dos (mais de) sete mil boletins, por todas as localidades da Freguesia. O boletim da CDU veio para ficar. Continuando a única publicação política escrita em Colares e por colarenses.
Felicitamos, também, a edição dos novos boletins da CDU e do PCP no concelho de Sintra, tais como: “O Terrujano”, “CDU – Rio de Mouro”, “O Sintra Laboral” (do Sector de Empresas de Sintra do PCP) e os blogs na Internet: http://www.cdusintra.blogspot.com/ e http://www.cdu-cacem.blogspot.com/.

Magusto Popular

Nas instalações da antiga “Casa dos Frangos” em Colares, no dia 11 de Novembro, pelas 16H00.
Menu: Caldo Verde, Febras, castanhas, água-pé, animação e convívio.

Não Faltes!!!

CDU- Colares visita o Parque de Campismo da Praia Grande



Joaquim Alves, eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de Colares, e alguns elementos da Comissão de Freguesia do PCP, visitaram o Parque de Campismo da Praia Grande no passado dia 28 de Outubro. No local, puderam observar o avançado estado de degradação das infra-estruturas do Parque, do amontoado de lixo e da vegetação que toma conta do espaço, potenciando uma situação de grande risco, na eventualidade de um incêndio na área.
A Comissão de Utentes, resistente no local desde de Setembro 2005, mantendo alguma vigilância e manutenção do espaço, reforçou a urgência numa solução para o problema do Parque de Campismo, um processo que se arrasta há (quase) 3 anos, com algumas promessas políticas pelo meio, mas que tarda em concretizar-se na (prevista) construção de um Parque de Campismo de quatro estrelas, de manifesto interesse público, numa zona de total impossibilidade de edificação, conforme o previsto no P.O.C..

Parque de Campismo da Praia Grande

Após o último encontro com membros da Comissão de Utentes do Parque de Campismo da Praia Grande, a CDU – Colares vem reiterar a necessidade de se encontrar uma solução para um problema que se arrasta há 3 anos.
O Parque de Campismo, encerrado desde de Setembro de 2005, é um importante pólo de convívio sócio-cultural, uma importante infra-estrutura de apoio ao turismo e uma mais valia para a região, seus habitantes e comércio.
E para não deixar “adormecer” este assunto pendente, à espera de uma requalificação sem data marcada, o eleito da CDU na Assembleia de Freguesia, Joaquim Alves, entregou uma interpelação à mesa, propondo a realização de uma Reunião Extraordinária da Assembleia de Freguesia, onde fosse discutido o futuro do Parque de Campismo da Praia Grande. Foi proposto pelo Presidente da Assembleia de Freguesia e assumido pela Assembleia, a realização de uma reunião com todas as “partes” envolvidas na questão do Parque.
A Comissão de Utentes, presente na Assembleia de Freguesia, interveio no período reservado ao público pedindo o apoio da Junta para a sua “luta” e alertando para a evidente degradação do Parque de Campismo. O Presidente da Junta comprometeu-se a fazer uma visita às instalações.

Assembleia de Freguesia de 27 de Setembro

Na última reunião da Assembleia de Freguesia, em Setembro, o eleito pela CDU, Joaquim Alves, questionou o Executivo da Junta sobre alguns problemas que continuam sem solução e qual a razão da demora na sua resolução.
Em relação ao abrigo para os Utentes no Centro de Saúde de Colares, foi dito que estaria a ser estudada uma solução nas traseiras do edifício do Centro de Saúde; para o acesso vedado no Casal do Dedo (em Colares), parece que já foi contactado o proprietário e que o assunto está entregue às autoridades competentes; e os “Ecopontos”, insuficientes na Freguesia, encontram-se esgotados no fornecedor.
Alertou-se, também, para os placares de informação do Parque Natural Sintra-Cascais que se encontram em degradação e para o Lavadouro da Azóia, que se encontra em requalificação e que servia de abrigo “forçado” das pessoas à espera do autocarro, para o qual, é urgente uma solução com o aproximar das invernias.
A CDU continua sem ter acesso às actas, que deviam seguir anexas à convocatória do seu eleito na Assembleia de Freguesia, situação ilegal ao abrigo da legislação para o “direito de oposição” e por isso irá enviar um protesto por escrito ao IGAT.
Reforça-se a importância da presença do público nas Assembleias de Freguesia. A próxima reunião da Assembleia de Freguesia realizar-se-á no mês de Dezembro, como habitualmente, na Sede da Junta.

Almoçageme – Saída de Veículos de Emergência

Verifica-se que a introdução do sentido único, na entrada sul de Almoçageme, criou uma situação de risco, no caso da saída de carros de bombeiros e ambulâncias. O sentido proibido, tal como está sinalizado, não se aplica a estas viaturas e nessa eventualidade não existe qualquer aviso aos outros veículos que circulem no sentido normal.
Torna-se necessário a instalação de semáforo e aviso sonoro que obriguem à suspensão da circulação automóvel no caso de qualquer situação de emergência.

Acessos à Escola da Sarrazola

O acesso dos alunos à “Escola da Sarrazola”, no sentido da Várzea, reveste-se de factores de insegurança. É efectuado pela E.N-247, de trânsito automóvel significativo, estreita, plena de curvas e em muitas zonas sem qualquer espaço de circulação pedonal.
É necessário, antes que aconteça algum acidente, a implantação de uma alternativa de acesso pedonal seguro. Para já, propomos a diminuição do limite de velocidade rodoviária.


CDU – Mais Perto das Populações!
No passado dia 30 de Setembro, na Escola EB-1 em Colares, realizou-se um plenário/encontro da CDU. Esta reunião teve como o seu principal objectivo: o reforço organizativo e a preparação do nosso projecto político para as próximas eleições autárquicas. Foi, também, elaborado um balanço do trabalho da CDU no concelho de Sintra e na Freguesia de Colares, bem como, a recolha de sugestões na perspectiva de acções futuras.
A CDU e a Comissão de Freguesia do PCP agradecem ao Agrupamento Escolar de Colares a gentileza na cedência das instalações da Escola EB-1 em Colares.