Friday, May 9, 2014

INTERVENÇÃO CDU NA A.F. COLARES



 

Na última reunião da Assembleia de Freguesia de Colares (A.F.), realizada em 23 de Abril, o eleito da CDU (PCP/PEV) na sua intervenção inicial alertou e questionou sobre as seguintes questões locais:


1-Alerta para a má localização de um sinal STOP no entroncamento da Rua da Esperança com a Rua da Mofina, pois o sinal está colocado alguns metros antes do local correcto e ocultado por uma sebe;

2- Alerta para uma situação de águas pluviais que cruzam a via e empossam na rua dos Canaviais com a Serra Mãe;

3- Alerta para a urgente requalificação do Parque de Merendas na zona da Peninha e a proposta de alargar a oferta deste tipo de estrutura a outros locais da freguesia;

4- Alerta para os bebedouros públicos na Praia das Maçãs que não têm água;

5- Ponto Situação do Muro que ameaça ruir no Penedo;

6- Ponto de Situação sobre a construção de um Ecocentro na Freguesia e se existem novidades referentes à situação do Parque Campismo da Praia Grande;

Sobre a questão do muro que ameaça ruir na zona das Casas Novas (Penedo), a CDU propôs e contribuiu para a redação de uma pronúncia unânime da A.F. que exige à CMS e demais entidades envolvidas a rápida resolução desta situação que se arrasta há muitos meses, lesando a população no acesso à povoação e à circulação junto a este local, conferindo uma situação grave de segurança pública.

 

A CDU informou, também, que a proposta de requalificação da Praia Grande, apresentada pela CDU, já careceu de apreciação pelos serviços técnicos da CMS e deu nota positiva ao Festival do Mexilhão, realizado no requalificado espaço do Mercado da Praia das Maçãs, pois considera que é um evento que se justifica numa freguesia com características tão particulares e singulares, como é o caso da Freguesia de Colares, que devem ser potenciadas e desenvolvidas no incremento da actividade económica, nomeadamente na área do turismo.

 

A CDU apresentou duas Moções: “Portugal tem Futuro com a Constituição e os valores de Abril” e “ Pela Reposição das Freguesias”. A primeira moção que se referia ao 25 de Abril de 1974, às suas conquistas e a necessidade de inscrever os seus valores no futuro de Portugal e aos 40 anos das comemorações do 1º de Maio em liberdade, foi REPROVADA por acção dos eleitos do Movimento Marco almeida. A segunda moção, que reafirma a exigência de devolução das freguesias liquidadas, conforme a vontade das populações e manifesta a oposição ao projecto de destruição do Poder Local Democrático, exigindo que, no respeito pela C.R.P., a autonomia administrativa e financeira do poder local seja respeitada, foi APROVADA por maioria com os votos da CDU, do PS e de dois eleitos do SCMA.

 

A CDU endossou, igualmente, uma Saudação aos trabalhadores da HPEM que estiveram em greve entre 8 e 11 de Abril, com grande espirito de luta e coragem, na defesa dos seus direitos, remunerações e do serviço público de qualidade.

 

No concerne à Ordem de trabalhos e à apreciação da Conta de Gerência 2013 e à Revisão do Orçamento e do PPI 2014, os documentos foram aprovados por maioria com a abstenção da CDU. A CDU questionou o executivo sobre o Protocolo do Ringue da Praia das Maçãs que termina em Maio, tendo sido explicado que está a ser preparado um novo Protocolo.