Thursday, September 26, 2013

COLÓNIA DE FÉRIAS DA CP EM COLARES PARA VENDA


 
 
A CDU foi informada de que a CP pretende alienar a colónia de férias da Praia das Maçãs. A referida empresa está a desfazer-se de património e colocou a antiga colónia da Praia das Maçãs, desactivada em 2004, à venda na internet. São 16 edifícios num terreno com 50 mil metros quadrados em Colares (Sintra), perto da Praia das Maçãs e desactivados em 2004.

A colónia de férias da Praia das Maçãs foi inaugurada em 1941 e desenhada por Cottinelli Telmo - o arquitecto responsável pela maioria das construções ferroviárias nas décadas de 1940 e 1950.

A Câmara de Sintra abriu no início do ano um processo para classificar o conjunto de edifícios como de interesse municipal. "A decisão de abertura do procedimento de classificação em causa teve por fundamento a relevância histórica, arquitectónica e artística deste bem, já que se trata de um imóvel que é a expressão pioneira da arquitectura civil, educacional e de recreio pluridisciplinar", lê-se num documento publicado em Diário da República em Fevereiro de 2013.

Através do Edital n.º 173/2013 de 28 de Agosto de 2013, a Câmara Municipal de Sintra classifica o Imóvel de Monumento de Interesse Municipal.

Assim, atendendo a este facto, a CDU considera que a Câmara Municipal de Sintra deverá exercer o direito de preferência sobre este imóvel, uma vez que o mesmo poderá ser a solução para se criar um equipamento público vocacionado para o Turismo e Cultura numa zona que carece deste tipo de infraestruturas.