Sunday, September 19, 2010

Boletim CDU-Setembro-Outubro 2010


REGRESSO A (ALGUMAS) AULAS!!!

A CDU-Colares repudia veementemente a decisão do Governo do PS, inserida no conjunto de medidas acordadas com o PSD, de encerrar 900 escolas e a imposição de um processo de “reestruturação” da rede escolar como uma solução meramente administrativa e economicista, sem racionalidade pedagógica e sem ouvir as populações e que, no caso concreto de Colares, decreta o encerramento da Escola da Azóia.
Uma vez mais são as populações a pagar, com perda de serviços e direitos, os acordos entre PS e PSD.

Com o objectivo de alargar a discussão e exigir os esclarecimentos necessários sobre as questões da Educação e do Ensino na Freguesia, nomeadamente: o projecto do novo Pólo Educativo. A CDU promoveu a realização de uma Reunião Extraordinária da Assembleia de Freguesia, no dia 14 de Julho, por iniciativa de uma moção aprovada por maioria.

Nessa reunião, o responsável da CMS pela área da Educação apresentou o projecto do referido Pólo Educativo que se encontra em fase de adjudicação.
Este projecto suscita-nos algumas questões e preocupações, nomeadamente:

1º - O desconhecimento generalizado dos Pais e Educadores, membros da Assembleia de Freguesia e demais população sobre esta infra-estrutura, que foi apresentada como um “facto consumado” pelo responsável da CMS.
O Presidente da Junta que também tem assento no Conselho Geral do Agrupamento Escolar de Colares devia ter dado mais informações sobre este assunto nas Reuniões da Assembleia de Freguesia, respondendo aos diversos pedidos de esclarecimentos da CDU.

2º - O projecto previsto continua sem apresentar uma solução para o problema nas acessibilidades à Escola da Sarrazola.
Este problema que já foi referido por diversas vezes pelo Eleito da CDU na Assembleia de Freguesia e noticiado no boletim da CDU exige uma solução urgente, dado o potencial de risco no acesso de alunos e restante comunidade educativa à Escola.
A CDU considera que esta infra-estrutura educativa deve ter uma maior monitorização política da Assembleia de Freguesia e intervenção por parte da população, sendo que o problema das acessibilidades tem que ser resolvido em simultâneo com a construção do pólo educativo, para que na deslocação de crianças com idades compreendidas entre os três e os dez anos para a Sarrazola sejam asseguradas as condições mínimas de segurança.

A CDU considera, também, que na concentração de alunos prevista, o transporte dos mesmos deverá ser devidamente assegurado e que as Escolas encerradas na freguesia sejam requalificadas para outras funções educativas ou de cariz social.

MAIS PERTO DAS POPULAÇÕES:

Intervenção da CDU (PCP/PEV) na Assembleia de Freguesia de Colares no dia 18 de Junho:

Pedido de um Voto de Pesar pelo falecimento do Escritor José Saramago;
Posição do Executivo da Junta sobre a Extinção do Serviço do Posto Móvel dos CTT?
Qual o projecto previsto para as obras em curso no antigo Posto de Abastecimento da Praia das Maçãs?
Situação da Prestação dos Cuidados de Saúde na Freguesia: nº de utentes sem médico de família; o abrigo para os utentes…?
Qual foi o critério considerado na distribuição dos Ecopontos pela Freguesia?
Qual é o projecto previsto para o “Caminho do Mindelo”, que viu a sua verba aprovada em Reunião de Câmara de 31 de Março do corrente ano?
Ponto Situação Pólo Educativo na Sarrazola? Qual a situação para o próximo ano lectivo?
A razão da descentralização do Serviço do Centro de Emprego em Colares?
Ponto de Situação sobre a intervenção nos Plátanos em Colares?

O Eleito da CDU, Joaquim Alves, agradeceu à Junta pelo o apoio cedido à Comissão de Festas do Arraial de Sto. António na Ulgueira.

ALMOÇAGEME:
A população reclama uma melhor limpeza e com maior frequência dos contentores de lixo orgânico e das ruas na localidade. Afim de evitar situações como as que ocorreram recentemente no Largo dos Barros, onde o lixo amontoado foi incendiado.

AZÓIA:
Numa intervenção na ligação rodoviária Azóia-Cabo da Roca e após a colocação do novo pavimento, não foram colocadas as passadeiras de peões onde existiam anteriormente, num local com um histórico de graves acidentes rodoviários.

ULGUEIRA:
O local escolhido para a colocação da estrutura informativa e institucional da Junta de Freguesia nesta localidade tem sido criticada pela população.
A CDU sugere que a referida estrutura deva ser colocada junto à Paragem de Autocarro, local onde tem maior exposição e um melhor enquadramento estético.