Nota de Imprensa:
«Para os activistas da CDU na freguesia de Colares, as duas propostas (Plano de Pormenor da Praia Grande e Plano de Pormenor da Praia das Maçãs) não são dissociáveis, devem ter uma leitura global, e ser parte de uma estratégia espacial integrada. As decisões devem ser de longo prazo, intergeracionais, antecipando os problemas com o princípio da precaução. Torna-se por isso fundamental definir a localização dos locais urbanizáveis, com base no conceito dos aglomerados e da qualidade da vida dos cidadãos, protegendo os valores ambientais.
Assim, devem-se salvaguardar densidades diferenciadas, maiores nas zonas centrais, mais acessíveis e com zonas de lazer de acordo com a escala dos aglomerados. Estes aglomerados devem também integrar serviços, comércio e recreio em zonas de uso misto principalmente no centro.
No que respeita à salvaguarda da paisagem natural, deverá ser considerado um efectivo planeamento ecológico. Em relação a esta vertente de protecção da natureza, deverá ser elaborada uma estratégia de transporte público, de grande acessibilidade de bicicleta e ao peão. Os empreendimentos turísticos devem ligar-se através de uma estratégia de mobilidade e de acessibilidades.
Relativamente às parcerias, as propostas, devem trabalhar em estrutura horizontal antecipando a resolução dos problemas previstos.
Nos documentos entregues ao Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Sintra, a CDU apresenta propostas para solucionar os problemas de trânsito e parqueamento nas Praias, a conservação e requalificação dos aglomerados urbanos e sugere alternativas que apontam para um turismo sustentado e de qualidade, nomeadamente, referindo-se ao Parque de Campismo de 4 estrelas previsto no POOC, como forma de promover a economia e o emprego local.
Valorizaram este documento os contributos sugestivos de alguns fregueses e agentes económicos locais. Por isso é fundamental que os cidadãos participem activamente no processo de discussão dos dois planos e que a Junta de Colares promova sessões públicas para exortar à participação nas decisões que são fundamentais ao bem-estar das populações.»
CDU-COLARES - 2009